ANTIOXIDANTES E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

22-12-2016

por Joana Oliveira

Bem Estar

Entenda em 4 passos os beneficios dos antioxidantes para a sua saúde


Você o que são antioxidantes naturais e para que eles servem?


São substâncias que podem ser encontradas de forma natural, em pequenas quantidades, na composição de alimentos de origem vegetal e que têm função antioxidante, ou seja, retardam, minimizam ou inibem a oxidação das nossas células. Também chamados de "alimentos funcionais" pois, além de satisfazerem as necessidades nutricionais, produzem benefícios à saúde, à capacidade física e mental, ou seja, mais que nutrir, fornecem ao corpo substâncias que auxiliam na prevenção e tratamento de doenças.


E qual é o papel dos antioxidantes no equilíbrio orgânico?


O benefício do consumo dos antioxidantes naturais deve-se, essencialmente, a sua facilidade em remover os radicais livres - moléculas instáveis que danificam células do nosso organismo originadas por fatores externos como poluição ambiental, cigarro, álcool; stress, alimentos ricos em gorduras saturadas (ex: frituras) entre outros - do nosso organismo, interrompendo a reação em cadeia provocada por estes.


Quais são os benefícios?

Ao longo dos últimos anos, tem aumentado o interesse pelos problemas relacionados com o stress oxidativo - acontecimento causado quando a produção de moléculas prejudiciais (radicais livres) está além da capacidade antioxidante do organismo - que pode agravar algumas patologias crónicas bastante comuns como, por exemplo, doenças Cardiovasculares (englobam dislipidemias, insuficiência cardíaca, aterosclerose e doenças coronárias), Diabetes Mellitus. O Envelhecimento, doenças Pulmonares, Cancro e Alzheimer também podem beneficiar com os efeitos destes nutrientes, evitando ou minimizando os efeitos das mesmas.


Os antioxidantes naturais, surgem então como "solução natural" que permite reduzir os efeitos prejudiciais das moléculas de oxigénio defeituosas, melhorando assim a capacidade antioxidante do organismo como forma de tratamento e prevenção das enfermidades e as suas complicações.


Onde podemos encontrar estes nutrientes?


São obtidos através dos alimentos, sendo encontrados maioritariamente em vegetais, o que justifica parte das ações saudáveis dos legumes, hortaliças, frutas e cereais integrais exercem sobre o organismo humano. Como exemplos de antioxidantes mais poderosos, temos a Vitamina C, o β-caroteno, Vitamina E, os flavonoides, e o selênio.


A Vitamina C está, maioritariamente, presente em frutas cítricas, nos tomates, nos melões, nos morangos e na goiaba, enquanto que o β-Caroteno (chamado também de provitamina A) está presente em fontes vegetais como a cenoura, batata doce, abóbora, pêssego e melão. Os flavonoides constituem um largo grupo de compostos poli-fenólicos que são encontrados em frutas, hortaliças, café, chás, chocolates, vinhos e sumos de uva. Na castanha-do-Brasil, que é uma amêndoa oleaginosa de elevado valor energético, podemos encontrar o Selénio em grandes quantidades e a vitamina E está presente em alimentos como óleo de gérmen de trigo, vegetais verdes, gema de ovo, gordura do leite, manteiga, carne, nozes e óleos vegetais.


Torna-se cada vez mais popular a importância do consumo de frutas e verduras na nossa alimentação para a manutenção do nosso organismo, pois além de fornecerem componentes essenciais à dieta, como minerais, fibras, hidratos de carbono, proteínas e vitaminas, fornecem também outros compostos biologicamente ativos como os antioxidantes.


Agora que você já sabe de todos esses benefícios, aproveite o que de melhor os antioxidantes tem a oferecer, você só tem a ganhar!

Joana Oliveira

Licenciada em Ciências da Nutrição, pela Universidade Católica Portuguesa - em Portugal. Formada em diversas àreas da Beleza e da Estética. Apaixonada por terapias naturais e holísticas.