7 SEGREDOS PARA SER UMA MULHER INSPIRADORA

14-11-2016

por Gisele Meter

Liderança

Autoconfiança e não se preocupar com a opinião alheia são alguns dos truques para você começar a inspirar a si mesma e outras mulheres. Confira!


Desde criança sempre fui fascinada pelo comportamento feminino. Durante a adolescência este interesse cresceu ainda mais e, conforme o tempo passava, mais mulheres me chamavam a atenção, seja pelo espírito de liderança ou simplesmente pela maneira como se comportavam. Mas o grande "click" veio mesmo aos 15 anos, quando durante uma palestra a mulher que falava gesticulava muito e se expressava de maneira clara e contundente - Ela definitivamente era uma Liderança Feminina. 


Foi naquele momento que eu pensei: quero ser igual a ela! Para falar a verdade, não lembro nenhum pouco de suas características físicas muito menos o que vestia. O que me encantou foi sua maneira de gesticular as mãos à medida que explicava o conteúdo. Aquilo me encantou de tal forma que nunca mais esqueci. Depois daquele dia, passei a observar ainda mais outras mulheres de destaque e descobri que existem alguns comportamentos comuns entre elas.


Mulheres que inspiram, em sua maioria, agem de maneira segura, sabem o que querem e, quando a questão é seu propósito de vida, não se deixam abalar pela opinião alheia, por mais duras que elas possam parecer. Acredito, portanto, que a grande questão entre "ser ou não uma mulher inspiradora" passa pela maneira como se trabalha com a aceitação.


Até porque basta observar as mulheres que fazem de tudo para serem aceitas e que, no fim, acabam anulando as possibilidades de exercerem o seu real papel de mulher forte e decidida. Quando se espera muito que os outros te aprovem, você acaba por não aceitar as próprias ideias. E o que é pior, rebaixa seu pensamento colocando acima deles qualquer outra opinião que não seja a sua.


No entanto, é preciso ter em mente que, antes de se tornar uma mulher inspiradora você precisa inspirar a si mesma. E como já dizia a poetisa norte-americana Maya Angelou e uma grande Liderança Feminina [falecida em 2013]: "nada dará certo se você não der certo". Confira algumas dicas:


Confie em si mesma

Por mais difícil que seja o caminho, acredite que você é capaz de percorrê-lo. Quando você acredita que pode realizar o que deseja, consegue visualizar o cenário de maneira mais positiva. Pensar coisas boas ou ruins sobre si mesma dá o mesmo trabalho, portanto, por que não investir naquilo que te faz bem?


Construa um legado

Você já parou pra pensar como você será lembrada daqui a 50 anos? Isto em nada tem a ver com bens materiais, mas acima de tudo com aquilo que contribuiu para o crescimento de outras pessoas.

Mulheres que inspiram procuram sempre ajudar os outros de alguma forma, seja com palavras ou atitudes. Assim, conseguem construir o próprio legado. Então, que tal pensar nisso agora?

Não se preocupe com a opinião alheia


Se você se preocupar demais com aquilo que as outras pessoas vão pensar, dificilmente fará aquilo que realmente tem vontade.

E posso te dizer? Dificilmente você vai agradar a todos, tenha certeza disso. Então, em vez de tentar ser a queridinha em todas as situações, comece a agir de acordo com o que o seu coração diz que é certo.

Você perceberá que desta forma será mais feliz em todos os aspectos de sua vida!


Pare de pensar e comece a agir

Mulheres que inspiram também são mulheres de atitude, que não ficam paradas vendo a vida acontecer.

Se você tem um sonho, agarre-se a ele e pense em algumas formas de poder realizá-lo, mas tenha ao menos duas opções.

Portanto, siga firme em seu propósito e só pare quando conquistar aquilo que deseja. Determinação e atitude também são características de mulheres fortes.


Determinação, o poder que move montanhas!

Ser uma mulher determinada não implica em ser teimosa ou rabugenta, pelo contrário. Determinação também tem a ver com flexibilidade para conquistar o que se quer.

Antes de agir com grosseria ou de maneira pouco cordial com alguém, pense se isto vai te trazer algum benefício. Passar por cima das pessoas como um trator, não significa que você é uma pessoa determinada, mas insensível e egoísta. Tome cuidado!


Ajude outras mulheres

Talvez este seja o grande segredo das mulheres que inspiram. Além de força, determinação e uma coragem incrível, elas não usam suas características apenas em beneficio próprio, mas também procuram ajudar outras mulheres a acreditar em si mesmas.

Existe algo mais gratificante do que isso?


Qualquer mulher pode inspirar outras mulheres

E para finalizar quero te dizer: não acredite que mulheres inspiradoras são aquelas que estão nas revistas ou na mídia por aí.

Qualquer mulher pode ser uma Liderança Feminina e inspirar outras pessoas, seja no trabalho, em casa ou com os amigos. O que importa é a vontade de fazer a diferença!


Quer saber mais sobre Liderança? Leia: A Liderança Cooperativa









Gisele Meter

Fundadora da Plataforma Liderança Feminina, Diretora de Marketing e desenvolvimento da BM Pré Moldados, psicóloga e escritora.