2 DICAS SOBRE ORGANIZAÇÃO PESSOAL E OS MITOS QUE A ACOMPANHAM

06-10-2016

por Geovana Conti

Comportamento

Descubra os mitos e as dicas para sua organização pessoal. 

Já dizia a canção: "Livin' la vida loca" ... 

É assim que nos encontramos, neste cotidiano agitado, exercendo papéis de mães, profissionais, esposas, amigas, filhas, noras, e todo o resto. Tentando a cada dia dar conta da tonelada de atividades que temos pela frente. Às vezes dormimos em paz, sabendo que fizemos o que era importante, às vezes não dormimos nada, com a cabeça cheia ade pré-ocupações. 

Se você também está em busca de maneiras para fazer sempre mais e com muito mais qualidade, vai gostar de saber que existem 2 mitos muito comuns quando falamos de Organização Pessoal que precisam sair de nossas metas pessoais de uma vez por todas: 

1. É fácil se organizar.

Não é. Da trabalho ser organizada, requer disciplina - uma habilidade que requer esforço para ser adquirida. E requer muita prática para ser desenvolvida. Apesar disso, não é impossível, além de ser muito recomendada. 

Uma boa dica para você iniciar sua jornada é: ao invés de querer se organizar para tudo na vida, escolher 1 tema, ou uma das suas atividades para começar a planejar antes de executar. Por exemplo: vou me organizar melhor quanto às coisas da escola de meus filhos. Verei a agenda todo dia de noite, junto com eles, num momento em que perguntarei sobre como foi o dia deles e quais são as tarefas de casa. Dedicarei 30 minutos das minhas noites, de segunda a sexta, exclusivos para isso, sem atender o celular, sem ligar a TV, sem estar na frente do computador, já na hora que chegar em casa antes mesmo de começar a responder meus e-mails ou de fazer o jantar! 

2. Pessoas organizadas nunca se desorganizam. 

Mentira. Ninguém na vida é 100% organizado, 100% do tempo, em 100% dos papéis que vive. Nem vai ser. E este não deve ser um objetivo seu! Se você arrumar tudo e depois de um tempo as coisas bagunçarem, respire fundo, saiba que é assim com todo mundo. Arrume! O segredo não é buscar organização em 100% do tempo, mas sempre saber 'por onde começar' quando tudo sair do lugar. Uma boa dica para você que "não sabe nem por onde começar", é pegar um papel e uma caneca e escrever nele quais são as coisas que você precisa fazer, as que estão ai se acumulando na sua cabeça, escreva tudo num formato de lista. Depois de pontuar cada uma delas, abra uma agenda (eletrônica ou num papel) e espalhe estas atividades ao longo dos próximos 7 dias. 

Agora libere espaço na sua mente e no seu coração para dedicar seu tempo a cada uma destas atividades à medida que chegar a hora delas. Com tanta tecnologia à nossa disposição, com tantas possibilidades estamos nos afogando em tarefas, mas respire fundo, este caos é compartilhado por muitas, você não está só! Fazemos parte das primeiras gerações expostas a tanta informação e a tantos meios de comunicação, mesmo as melhores fórmulas para produtividade e organização pessoal ainda estão em "fase de teste" nós vamos juntas descobrindo como sobreviver a isto tudo. 

As minhas e as suas experiências ainda serão ensinadas a toda esta turma que vem depois de nós. Não porque nosso modelo de produtividade será altamente aplicável a elas, mas porque somos as primeiras a aprender a mudar com rapidez e eficiência. Somos nós as primeiras a vencer tantas mudanças em tão pouco tempo. Somos nós, as que mudamos para permanecer sempre ativas. 

Te desejo boa sorte, muita força de vontade pra seguir adiante.

Geovana Conti

Sócia-fundadora da Younguers, uma empresa voltada para orientação e direcionamento profissional à jovens, Geovana é formada em Sistemas de Informação e atua nas áreas de Gestão, empregabilidade, motivação e comunicação interpessoal de equipes. 


É autora do e-book: Organização Pessoal na Prática.


Atua com palestras, cursos e treinamentos presenciais e à distância.